Siga-nos nas Redes Sociais:

COMPETÊNCIAS —-> SECRETÁRIO MUNICIPAL DE CONTROLE INTERNO

COMPETÊNCIAS DO SECRETÁRIO MUNICIPAL DE CONTROLE INTERNO DA PREFEITURA DE BREJO GRANDE/SE

O Secretário Municipal de Controle Interno da Prefeitura Municipal de Brejo Grande/SE desempenha um papel crucial na garantia da transparência, eficiência e conformidade das atividades administrativas do município. As competências desse cargo incluem:

1. Fiscalização e Auditoria: Realizar auditorias internas nos diversos setores da administração municipal para assegurar que os procedimentos e operações estejam em conformidade com as normas legais e regulamentares.
  2. Controle de Gastos Públicos: Monitorar e avaliar a execução do orçamento municipal, garantindo o uso eficiente e eficaz dos recursos públicos e prevenindo fraudes e desperdícios.
  3. Elaboração de Relatórios: Preparar e apresentar relatórios periódicos sobre a situação financeira e operacional da prefeitura, destacando áreas de risco e sugerindo melhorias.
  4. Análise de Riscos: Identificar, avaliar e propor medidas para mitigar riscos que possam afetar a integridade e a eficiência das operações municipais.
  5. Normatização de Processos: Desenvolver e implementar normas e procedimentos internos que visem a padronização e melhoria dos processos administrativos.
  6. Apoio ao Prefeito e Secretários: Fornecer informações e análises que auxiliem o prefeito e outros secretários na tomada de decisões estratégicas para a administração municipal.
  7. Capacitação de Servidores: Promover a capacitação e treinamento dos servidores municipais em temas relacionados ao controle interno, ética e compliance.
  8. Transparência e Acesso à Informação: Assegurar que as informações sobre a gestão municipal estejam disponíveis para a população, promovendo a transparência e o acesso à informação.
  9. Colaboração com Órgãos Externos: Cooperar com órgãos de controle externo, como tribunais de contas e ministério público, em auditorias e investigações que envolvam a prefeitura.

O Secretário Municipal de Controle Interno de Brejo Grande deve atuar com independência, imparcialidade e integridade, contribuindo para uma gestão pública responsável e transparente, que promova a confiança da população na administração municipal.